TENDO Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar; E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia. E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.” (Mateus 13:1-8)
Nessa passagem Jesus nos fala que há vários tipos de solos, esses solos são a representação do coração das pessoas, cada pessoa na Terra tem um tipo de coração que se encaixa em algum desses perfis. Essa parábola nos mostra a relação da palavra de Deus (que é representada por uma semente) em cada um desses corações. São esses tipos de solos (corações):
1. Solo junto ao caminho. (Mt 13:4)As pessoas que fazem parte desse grupo carregam em si algumas características:
1.1. Não estão no caminho o caminho é Jesus (João 14 : 6). A palavra de Deus fala que esse tipo de pessoa está à margem do Caminho está perto, mas não está nEle. É muito comum vermos essas pessoas nas igrejas, elas veem uma vez ou outra na casa de Deus e logo se desviam ou pior permanecem na casa de Deus sem que haja na vida delas alguma mudança. Ou seja, nunca estiveram no Caminho, estavam perto dEle, mas nunca estiveram nEle, nem estarão.
1.2. Não dão lugar à sementeA semente é a palavra de Deus (Mateus 13:19a). Essas pessoas não dão nenhum lugar à palavra de Deus. Como diz na Bíblia não havia um lugar reservado para a palavra de Deus, nenhum lugar especial para que a semente entrasse e por isso a semente (palavra) foi roubada pelas aves (o diabo). Essas pessoas são duras de coração, e ainda tem um coração de pedra.
1.3. Perdem a semente facilmenteEssa é uma característica marcante daqueles irmãos que veem na igreja somente para brincar, na verdade não estão interessados na palavra, estão distraídos com outras coisas, namoros, fofocas, etc. E assim deixam facilmente o diabo vir e tomar a semente que estava neles sem que essa semente tenha ao menos a oportunidade de crescer.
Como essa pessoa pode mudar?Devemos mostrar para ela o caminho. Essas pessoas precisam conhecer Jesus verdadeiramente, precisam aprender a dar lugar à semente e guardá-las em seu coração.
2. Solos pedregosos. (Mateus 13:5-6)As características principais desse tipo de pessoa são:
2.1. Há muitas pedras em sua vida
As pedras são a representação dos pecados dessas pessoas. Elas são o reflexo dos métodos de evangelização humanista, onde é pregado às pessoas que se elas vierem para Jesus elas terão várias recompensas. Ou seja, o evangelizador pregou para essa pessoa, mas esqueceu do pecado, essa pessoa vem à Igreja na intenção de receber alguma coisa, reservam um pouco de espaço para a palavra de Deus, mas não há um arrependimento dos pecados, por isso essa pessoa não é perdoada e seu coração ainda está cheio de pedras.
2.2. Não tinham terra fundaComo foram explicadas antes, as muitas pedras que são os pecados, ainda estão em seus corações porque não houve um arrependimento verdadeiro e por isso o coração dessas pessoas ainda não foi verdadeiramente transformado. Essas pessoas são aquele tipo que vive de aparência, a sua terra parece funda, mas na verdade não é, no fundo de seus corações ainda há pedras, e para encontrá-las basta apensa cavar um pouco.
2.3. Não resistem as provaçõesNo coração dessas pessoas a semente ainda germina e começa a brotar. Mas logo vem o sol que são as provações, como as perseguições, as zombarias, etc. Como essa pessoa não estava verdadeiramente firme em Jesus, pois o pecado ainda estava em seu coração ela não resiste às provações e afasta-se da presença de Deus.
Como essas pessoas podem mudar?Essa pessoa precisa se arrepender verdadeiramente dos seus pecados e retirar as pedras do seu coração para que venha haver apenas terra para a semente. Por isso temos que pregar a verdadeira palavra para essas pessoas uma palavra que gere em seu coração um sincero arrependimento.
3. Solos espinhentos. (Mateus 13:7)A característica principal desse tipo de pessoa é:
3.1. Sufocada pelos espinhos
Os espinhos é o mundo e todo o tipo de corrupção que há nele (Mateus 13:22). Essas pessoas não dão nenhum espaço para a palavra de Deus, o mundo em seu coração é tão valioso que a palavra sequer tem espaço para germinar. Elas estão presas em suas paixões e não estão dispostas a largá-las, não querem negar a si mesmas, ridicularizam a palavra de Deus, a ponto de quando a semente é lançada os espinhos crescem e sufocam ainda mais a palavra.
Como essas pessoas podem mudar?Temos que estar continuamente em oração para que quando formos pregar a essas pessoas o fogo do Senhor (II Crônicas 7 : 1) esteja conosco e possa ser derramado nos corações dessas pessoas, e o mundo que mora nelas venha ser destruído para que haja um espaço para a semente de Deus na vida delas.
4. Bons solos
As características dessas pessoas são o contrário das demais:
4.1. Estão no caminho certoEssas pessoas estão na presença de Deus e sabem que estão no lugar certo, diferentemente da primeira que estava junto ao caminho, essa pessoa está em um bom lugar para que a palavra de Deus possa germinar em seus corações.
4.2. Dá lugar a sementeEssas pessoas sempre têm um lugar para a semente, o coração delas é um coração de carne e de fácil penetração para a palavra da vida.
4.3. Guardam a palavra em sua terraElas seguem o que diz a palavra de Deus em: Salmos 119 : 11. Guardam a palavra de Deus em seu coração para que as aves (o diabo) não roube delas essa semente.
4.4. Não há pedras em seu soloElas realmente se arrependeram dos seus pecados. No momento em que foram evangelizadas ou ao longo da sua caminhada a palavra de Deus penetrou no seu coração e essa pessoa através do Espírito Santo que convence o homem do pecado percebeu que havia pecados no seu coração e se arrependeu deles.
4.5. Tem uma terra fundaO coração dessas pessoas é realmente transformado pelo Senhor, são pessoas que não vivem de aparência, realmente em suas vidas seus pecados foram perdoados, e todas as pedras foram arrancadas. E elas não têm mais com o que se preocupar.
4.6. Resistem às provaçõesComo essas pessoas têm um solo profundo, quando o sol bate nas suas folhas nada acontece demais, elas não secam, pois com as suas raízes conseguem descer mais profundo e encontram água, estão firmadas em Deus e por isso elas conseguem da água da vida.
4.7. Não há espinhos nessa terraO mundo não está nessa pessoa, não há nela espaço para as coisas do mundo, mas somente para as coisas de Deus, por isso não espinho nessas pessoas, somente uma boa terra preparada para receber a semente.
4.8. CrescemAs pessoas que conservam essas qualidades são as que conseguem crescer. O coração delas está preparado para receber a palavra de Deus. O seu coração está em boas condições não há impedimento para que a palavra se desenvolva. As suas raízes conseguem encontra água no subsolo, elas sabem se humilhar na presença de Deus e assim recebem da água da vida. E Deus as faz crescer (I Coríntios 3 : 6).
4.9. Dão frutos Essas pessoas além de crescerem elas dão frutos, cada um segundo o que lhe é concedido por Deus. Que depois gerarão mais sementes e nascerão mais frutos.
Temos que examinar a nós mesmos (I Coríntios 11:28). Precisamos perceber que tipo de solo é o nosso coração, e se não for um solo bom, temos que mudar, para que sejamos como boas árvores plantadas junto ao ribeiro e possamos dar frutos bons (Salmo 1).
Que seus frutos possam ser frutos bons.
Deus vos abençõe cada dia!!
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. (1 Jo 2:14b)
Todos nós que aceitamos o Senhor Jesus como nosso senhor e salvador temos de lutar contra o maligno, diferentemente dos que estão no mundo que já se renderam a sua vontade e não se preocupam em lutar contra, outros se unem ao diabo e ao invés de lutarem contra ele lutam a favor dele.
Mas nós que aceitamos Jesus lutamos contra ele todos os dias, a cada momento temos que estar firmes com nossas armaduras prontos para pelejar contra as astutas ciladas do inimigo (Efésios 6 : 11).
Na passagem de (1 João 2:14b) vemos uma diferenciação entre os jovens e as outras pessoas nessa batalha. Vemos que os jovens têm duas armas especiais que quando bem usadas e usadas em conjunto fazem o jovem vencer o maligno são elas:
FORÇA
Diz a palavra de Deus: “Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes”. Mas, o que é essa força?
Essa força descrita na Bíblia não é apenas uma força natural, Isaías disse em uma de suas profecias messiânicas que o Senhor Jesus seria chamado de Deus Forte (Isaías 9:6), além de outros atributos. Como Jesus é a imagem do Deus invisível (Colossenses 1 : 15), e nós fomos feitos a sua imagem e semelhança (Gênesis 1 : 26), somos também fortes.
Portanto a força que a Bíblia fala não tem relação apenas com o mundo físico, mas também com o mundo espiritual, somos fortes espiritualmente, pois estamos mais abertos a novas experiências.
Ou seja, quanto mais jovens somos mais temos força espiritual para lutarmos contra o maligno. Sendo assim quanto mais santos formos mais força teremos assim como nos manda a palavra de Deus (Filipenses 2:15), ela fala que devemos ser sem repreensão, para que nos tornemos diferentes dessa geração corrupta, por isso devemos buscar santidade cada dia mais (Hebreus 12 : 14).
A PALAVRA DE DEUS
A palavra de Deus não diz que é necessária somente a santidade para vencermos a batalha contra o diabo é necessário também: a PALAVRA DE DEUS. A Bíblia fala: “...e a palavra de Deus está em vós...” (1 João 2:14) e “Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.” (Filipenses 2:16).
Devemos reter a palavra de Deus guardá-las em nosso coração para não pecarmos contra Deus (Salmos 119 : 11), o próprio Jesus quando tentado (Mateus 4:1-11) usou a palavra de Deus para se defender e atacar Satanás quando foi necessário. Por isso temos que aprender a ouvir a palavra de Deus e guardá-la em nossos corações para que possamos vencer o maligno.
Muitos jovens negligenciam a palavra de Deus sem conhecer a sua força, eles se prendem nos louvores a esquecem da Bíblia de prestar atenção na pregação, e como vimos isso é um erro, pois a palavra de Deus é necessária para lutarmos contra o maligno. Os jovens que realmente vencem são os guardam as palavras de Deus nos eu coração, por isso se você quiser vencer você terá que buscar a santidade e buscar a palavra de Deus.
Faça isso busque a santidade e busque conhecer a palavra de Deus e não haverá limites para o que você poderá fazer (Filipenses 4 : 13), nem para o que Deus pode te dar (João 15 : 7).
Deus derrame das mais ricas benção d'Ele sobre ti.
Deus vos abençõe!
Todos nós que aceitamos o Senhor Jesus como nosso senhor e salvador temos de lutar contra o maligno, diferentemente dos que estão no mundo que já se renderam a sua vontade e não se preocupam em lutar contra, outros se unem ao diabo e ao invés de lutarem contra ele lutam a favor dele.
Mas nós que aceitamos Jesus lutamos contra ele todos os dias, a cada momento temos que estar firmes com nossas armaduras prontos para pelejar contra as astutas ciladas do inimigo (Efésios 6 : 11).
Na passagem de (1 João 2:14b) vemos uma diferenciação entre os jovens e as outras pessoas nessa batalha. Vemos que os jovens têm duas armas especiais que quando bem usadas e usadas em conjunto fazem o jovem vencer o maligno são elas:
FORÇA
Diz a palavra de Deus: “Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes”. Mas, o que é essa força?
Essa força descrita na Bíblia não é apenas uma força natural, Isaías disse em uma de suas profecias messiânicas que o Senhor Jesus seria chamado de Deus Forte (Isaías 9:6), além de outros atributos. Como Jesus é a imagem do Deus invisível (Colossenses 1 : 15), e nós fomos feitos a sua imagem e semelhança (Gênesis 1 : 26), somos também fortes.
Portanto a força que a Bíblia fala não tem relação apenas com o mundo físico, mas também com o mundo espiritual, somos fortes espiritualmente, pois estamos mais abertos a novas experiências.
Ou seja, quanto mais jovens somos mais temos força espiritual para lutarmos contra o maligno. Sendo assim quanto mais santos formos mais força teremos assim como nos manda a palavra de Deus (Filipenses 2:15), ela fala que devemos ser sem repreensão, para que nos tornemos diferentes dessa geração corrupta, por isso devemos buscar santidade cada dia mais (Hebreus 12 : 14).
A PALAVRA DE DEUS
A palavra de Deus não diz que é necessária somente a santidade para vencermos a batalha contra o diabo é necessário também: a PALAVRA DE DEUS. A Bíblia fala: “...e a palavra de Deus está em vós...” (1 João 2:14) e “Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.” (Filipenses 2:16).
Devemos reter a palavra de Deus guardá-las em nosso coração para não pecarmos contra Deus (Salmos 119 : 11), o próprio Jesus quando tentado (Mateus 4:1-11) usou a palavra de Deus para se defender e atacar Satanás quando foi necessário. Por isso temos que aprender a ouvir a palavra de Deus e guardá-la em nossos corações para que possamos vencer o maligno.
Muitos jovens negligenciam a palavra de Deus sem conhecer a sua força, eles se prendem nos louvores a esquecem da Bíblia de prestar atenção na pregação, e como vimos isso é um erro, pois a palavra de Deus é necessária para lutarmos contra o maligno. Os jovens que realmente vencem são os guardam as palavras de Deus nos eu coração, por isso se você quiser vencer você terá que buscar a santidade e buscar a palavra de Deus.
Faça isso busque a santidade e busque conhecer a palavra de Deus e não haverá limites para o que você poderá fazer (Filipenses 4 : 13), nem para o que Deus pode te dar (João 15 : 7).
Deus derrame das mais ricas benção d'Ele sobre ti.
Deus vos abençõe!
“ Ninguém despreze a tua mocidade"
“ Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Não despreze o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o teu progresso seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevere nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti como aos que te ouvem.” I Timóteo 4: 12-16
Somos do mundo, fazemos parte dele, mas isso não significa que temos que andar segundo o seu curso, segundo os padrões de comportamento que as pessoas usam como meio de vida. Ser diferente esta cada dia mais difícil, hoje tudo é mais fácil, as coisas chegam até nos jovens com total liberdade, a TV, INTERNET, CELULAR, nos fazem dependentes de modismo, e quando menos se espera, estamos agindo como pessoas que não conhecem a CRISTO, ficar começa a ser legal, ir a lugares que antes achávamos que não edificava, hoje não importa mais, começamos a comentar sobre a vida dos outros, levantar falso. O que nós como jovens que conhecem a Cristo estamos fazendo para mudar o ambiente onde estamos, será que nos estamos sendo testemunho de Cristo, ou será que estamos agindo de acordo com o cursar do mundo.
Timóteo era discípulo de Paulo, nesses versículos Paulo exorta a Timótio como deveria ser sua conduta, Timóteo era jovem como nos, tinha seus conflitos internos, seu pai era grego, sua mãe era judia, ele tinha influencias que não proviam de Deus para o afastar da verdade mas ele preferiu servir a Cristo, e então Paulo começa e instruí-lo de que forma ele deveria andar.
Vamos fazer a diferença nesse mundo!!
Alguns passos para fazermos a diferença onde estivermos!
1. Passo: ter cuidado comigo mesmo. I Timóteo 4: 16a
Nós somos o nosso maior obstáculo, temos que todos os dias dizer não para os prazeres mundanos, negar nossa vontade, vigiar nosso pensamento, nosso olhar, nossa fala.
2. Ser exemplo. I Timótio 4-12b: mas sê exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.
Somos vistos por onde andamos, as pessoas sabem que servimos a DEUS, e para isso temos que ser exemplo em tudo, para não cairmos em alguma armadilha do inimigo, conhecer bem a palavra, ver de que forma estamos tratando as pessoas, se nossa santidade esta acima de qualquer coisa. III Conhecer a palavra ( Bíblia) I Timótio 4: 13a; Persiste em ler;
Através do conhecimento temo como ensinar as pessoas, o jovem é cheio de duvidas, polemicas internas, e a única forma de ensinar esses jovens a serem exemplos, a andar nos caminhos de JESUS é conhecendo bem a palavra, como nos podemos falar de alguém se antes não termos o conhecimento de quem é realmente esse Deus o qual estamos falando, com certeza o inimigo nos envergonhará.
3. Renunciar nas nossas vontades.
Em MT: 26: 39b JESUS DIZ: Meu PAI se possível passa de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, mas como queres.
JESUS estava ali próximo a ser preso e crucificado, e estava tendo uma conversa com DEUS, e ele pediu que era para ser feito a vontade do PAI e não a dele. Nos temos que renunciar o nosso eu todos os dias, perguntar para DEUS, SENHOR qual é a sua vontade para minha vida, nos policiarmos em tudo o que vamos fazer para ver se minha conduta realmente é a vontade do PAI.
4. Lembrar do sacrifício de CRISTO por nos:
João 3:16. Porque DEUS amou o mundo de tal maneira que deus seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna.
O sacrifício de CRISTO por nós não foi e nunca será em vão, DEUS entregou seu filho para que hoje estivéssemos aqui, vamos parar de pensar que ninguém não nos amo, parar de conflitos internos como: ninguém lembra de mim, ninguém me liga, ninguém vem na minha casa, ninguém conversa comigo, ninguém me ama. Basta lermos a Bíblia e verificar com nossos próprios olhos o grande amor que DEUS tem por nos, e jamais esquecermos do sacrifício DELE por mim e por você;
Conclusão
Nos jovens temos todas as ferramentas necessárias para fazermos a diferença, temos que começar a mudar a historia da nossa vida, da vida dos nossos amigos, do nosso local de trabalho, da faculdade, da nossa família. Esses são apenas poucos dos passos que temos que adaptar como conduta de vida, mas se começarmos com esses com certeza DEUS acrescentara porção dobrada sobre nos.
Vamos fazer a diferença, vamos juntos, temos que ter em mente que sozinhos não conseguimos nada, mas juntos podemos conquistar nas nações em CRISTO JESUS.
Deus vos abençõe cada dia!
Como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo. (Hb 9.27)
Isso tudo começou a partir do momento que meus olhos se abriram e eu entendi que o lance de "Aceitar Jesus" que é o que mais acontece nas igrejas é na maioria das vezes, algo que não salva a alma de uma pessoa. Não é atoa que essa coisa não existe na Bíblia! Você nunca vê Jesus dizendo "quem quiser ser salvo vem aqui na frente!". Na minha vida eu "aceitei Jesus" por diversas vezes, em todas elas pensando que eu estava literalmente trocando o meu constrangimento e a minha ida até a frente pela salvação. Que loucura! Como se Deus precisasse de mim! Como se eu pudesse comprar algo de valor infinito com meu simples constrangimento de homem pecador! Um dia o Senhor me revelou o caminho da salvação e me mostrou a VERDADE, tão difícil de encontrar nos dias de hoje em que nunca o joio e o trigo estiveram tão misturados.
Essa é verdade que poucos encontram. Como Jesus disse "Estreita e a porta e apertado o caminho que conduz à vida. E POUCOS são os que a encontram. Mas larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à destruição e muitos são os que passam por ela." Leiamos o texto a seguir.
Lucas 18
18 Certo homem importante lhe perguntou: "Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?"
19 "Por que você me chama bom?", respondeu Jesus. "Não há ninguém que seja bom, a não ser somente Deus.
20 Você conhece os mandamentos: 'Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe'
21 "A tudo isso tenho obedecido desde a adolescência", disse ele.
22 Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: "Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me".
23 Ouvindo isso, ele ficou triste, porque era muito rico.
24 Vendo-o entristecido, Jesus disse: "Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!
25 De fato, é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus".
26 Os que ouviram isso perguntaram: "Então, quem pode ser salvo?"
27 Jesus respondeu: "O que é impossível para os homens é possível para Deus".
28 Pedro lhe disse: "Nós deixamos tudo o que tínhamos para seguir-te!"
29 Respondeu Jesus: "Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pai ou filhos por causa do Reino de Deus
30 deixará de receber, na presente era, muitas vezes mais, e, na era futura, a vida eterna."
Percebam irmãos, que tal homem importante tem a mesma dúvida que muitos de nós temos e anseiamos por entender: "Como ser SALVO?!". E ele pergunta isso para Jesus, chamando ele inclusive de "bom mestre". Jesus responde:
19 "Por que você me chama bom?", respondeu Jesus. "Não há ninguém que seja bom, a não ser somente
A resposta de Jesus parece não ter a ver com a pergunta não é? Afinal, o jovem perguntou "como ser salvo". Mas na verdade Jesus já estava querendo ensinar algo para esse homem. A gente vai entender melhor quando chegar ao finalzinho. Continuando, Jesus diz:
20 Você conhece os mandamentos: 'Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe'.
Isso que Jesus citou são partes dos 10 mandamentos. Esses mandamentos são muito chamados na Bíblia de "Lei". É como se fosse o padrão de bondade e retidão que Deus espera de nós. O que Jesus está fazendo não é dizer "obedeça aos mandamentos e você será salvo", apenas está apresentando o padrão de bondade que Deus espera de nós para ter uma resposta dele em relação a isso. O jovem diz:
21 "A tudo isso tenho obedecido desde a adolescência", disse ele.
Mas Jesus lhe mostra que na verdade não! Ainda faltava uma coisa para ele obedecer todas as coisas:
22 Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: "Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me".
E o que acontece em seguida?
23 Ouvindo isso, ele ficou triste, porque era muito rico.
Observe bem o comentário final de Jesus:
24 Vendo-o entristecido, Jesus disse: "Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!
25 De fato, é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus".
O que vocês devem entender meus irmãos é que em todo momento Jesus não está falando apenas da riqueza material. Muito mais que isso! Ele está falando da riqueza que aquele jovem pensa ter em relação à Lei de Deus, os 10 mandamentos! A riqueza desse jovem é a JUSTIÇA PRÓPRIA!!! Ele se acha bom o bastante em relação à bondade que Deus exige de nós, mas Jesus mostra pra ele o quanto ele na verdade é louco de confiar em algo tão sujo e pequeno como a sua própria justiça! Como se dissesse assim: "Você se acha muito rico! Você não vê que na verdade é um pobre? Que na verdade tenta depender de si mesmo para conseguir a sua própria salvação?". Na seqüência, por ver a resposta do jovem, Jesus ainda diz que é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico (em justiça própria) entrar no Reino de Deus! Porque a nossa justiça para Deus é como um trapo de imundície (como a própria Palavra nos diz).
Agora podemos entender porque Jesus começou dizendo pra ele que "ninguém é bom se não o Pai?" pra começar a ensinar pra ele que ele é mau e que a justiça dele é como um trapo imundo! Assim somos eu e você! A nossa justiça, a nossa bondade diante de Deus é um trapo imundo! Até quando fazemos boas ações temos pensamentos, desejos e intenções impuras no nosso coração! Deus não olha a nossa aparência, Ele olha o CORAÇÃO, e o meu e o seu é desesperadamente corrupto como diz Jeremias 17:9! E agora? O que a gente faz? Os que ouviram o que Jesus disse parece que entenderam tudo isso que eu falei até agora e ainda se assustaram e apelaram pra Jesus: "Jesus! Se é assim, então quem, QUEM será salvo? Porque todo mundo, todo ser humano na face da Terra é rico em justiça própria! Já nasce assim! Acha que é bom demais, que não faz mau pra ninguém, que merece as coisas do Senhor.... têm um coração duro demais para se humilhar diante do Senhor como quem realmente são. Então Se for assim Jesus, QUEM, QUEM SERÁ SALVO?". Jesus responde:
27 Jesus respondeu: "O que é impossível para os homens é possível para Deus".
Glória a Deus. É necessário que alguém seja justo (reto) diante da Lei para entrar no céu. Nem com a justiça do mundo INTEIRO uma pessoa poderia entrar no Céu meus queridos. Nem com a minha, a sua e a do mundo inteiro somado. NÃO seria suficiente. NUNCA! Não chegaria nem perto do necessário. E agora? É impossível qualquer um de nós sermos salvos! Impossível porque nunca seremos bons o suficiente. Sabe o que Deus pode fazer?
O IMPOSSÍVEL! Fala com Ele e pede porque de alguma forma Ele pode fazer o que é impossível para nós, porque nunca seriamos bons o bastante. A maneira que Deus faz o impossível é pegando a justiça do Filho dEle, Jesus, e colocando sobre a sua vida, no lugar da sua justiça própria nojenta. No lugar dela Deus coloca uma coisa linda, plena, perfeita, santa e maravilhosa que é a Justiça do Cordeiro Santo, a justiça do Seu próprio Filho. A Justiça santa e pura daquele que por amor tomou sobre si a nossa justiça pecaminosa e suja e MORREU no nosso lugar por conta dela. Pela justiça do Filho de Deus SIM, meus irmãos, alguém pode ser salvo! Só essa é suficiente! Jesus foi reto o suficiente e viveu de maneira pura e santa, agradando o Pai até o fim! O que a justiça do mundo inteiro somada não faz, a de Cristo JESUS faz, porque Ele é SANTO! É por isso que Ele é o ÚNICO CAMINHO PRA DEUS! Aleluia!!!!
Mas ainda existe uma coisa, ainda existe um problema. Para aceitar a justiça de Cristo você deve deixar a sua. Isso é morrer pra viver. "Aquele que quiser achar a sua vida, perdê-la-á". A primeira etapa para receber a justiça de Cristo é morrer com Ele. Porque a sua justiça matou ele... então morre junto com ele naquela cruz. Se crucifica junto com ele. Dói! Vai doer mesmo, mas você vai viver, vai valer a pena... sabe porque? Porque se você morre com Ele, você também ressuscita com Ele. E vai pra DIREITA do Pai junto com Ele, porque é isso que a justiça dEle merece.
28 Pedro lhe disse: "Nós deixamos tudo o que tínhamos para seguir-te!"
29 Respondeu Jesus: "Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pai ou filhos por causa do Reino de Deus
30 deixará de receber, na presente era, muitas vezes mais, e, na era futura, a vida eterna".
Chegou a hora de morrer,vamos juntos ser crucificados com Jesus? Vai doer... Mas vai valer à pena, entregar a nossa justiça própria e reconhecer quem realmente somos diante de Deus.
Deus nos abençõe cada dia!!
![]() |
Hoje vamos falar de um assunto extremamente sério. Talvez o assunto mais sério que alguém possa conversar. Não tem a ver com a sua vida financeira, ou com a sua auto-estima, ou com tantas outras coisas dessa vida que possam te preocupar, tem a ver com o destino da sua alma e com a sua proximidade com Deus. E isso é muito sério! Porque como Jesus mesmo disse, de nada adianta para um homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma. Pense na seriedade desse assunto, no valor que ele tem em relação à sua eternidade e que Deus fale com você, no mais profundo do seu coração.
Um dia eu procurei, Deus sabe o quanto! Eu pedi, eu me entristeci imaginando qual seria o destino da minha alma, sabendo que eu não era boa e santa o suficiente para entrar nos céus. Isso tudo começou a partir do momento que meus olhos se abriram e eu entendi que o lance de "Aceitar Jesus" que é o que mais acontece nas igrejas é na maioria das vezes, algo que não salva a alma de uma pessoa. Não é atoa que essa coisa não existe na Bíblia! Você nunca vê Jesus dizendo "quem quiser ser salvo vem aqui na frente!". Na minha vida eu "aceitei Jesus" por diversas vezes, em todas elas pensando que eu estava literalmente trocando o meu constrangimento e a minha ida até a frente pela salvação. Que loucura! Como se Deus precisasse de mim! Como se eu pudesse comprar algo de valor infinito com meu simples constrangimento de homem pecador! Um dia o Senhor me revelou o caminho da salvação e me mostrou a VERDADE, tão difícil de encontrar nos dias de hoje em que nunca o joio e o trigo estiveram tão misturados.
Essa é verdade que poucos encontram. Como Jesus disse "Estreita e a porta e apertado o caminho que conduz à vida. E POUCOS são os que a encontram. Mas larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à destruição e muitos são os que passam por ela." Leiamos o texto a seguir.
Lucas 18
18 Certo homem importante lhe perguntou: "Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?"
19 "Por que você me chama bom?", respondeu Jesus. "Não há ninguém que seja bom, a não ser somente Deus.
20 Você conhece os mandamentos: 'Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe'
21 "A tudo isso tenho obedecido desde a adolescência", disse ele.
22 Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: "Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me".
23 Ouvindo isso, ele ficou triste, porque era muito rico.
24 Vendo-o entristecido, Jesus disse: "Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!
25 De fato, é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus".
26 Os que ouviram isso perguntaram: "Então, quem pode ser salvo?"
27 Jesus respondeu: "O que é impossível para os homens é possível para Deus".
28 Pedro lhe disse: "Nós deixamos tudo o que tínhamos para seguir-te!"
29 Respondeu Jesus: "Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pai ou filhos por causa do Reino de Deus
30 deixará de receber, na presente era, muitas vezes mais, e, na era futura, a vida eterna."
Percebam irmãos, que tal homem importante tem a mesma dúvida que muitos de nós temos e anseiamos por entender: "Como ser SALVO?!". E ele pergunta isso para Jesus, chamando ele inclusive de "bom mestre". Jesus responde:
19 "Por que você me chama bom?", respondeu Jesus. "Não há ninguém que seja bom, a não ser somente
A resposta de Jesus parece não ter a ver com a pergunta não é? Afinal, o jovem perguntou "como ser salvo". Mas na verdade Jesus já estava querendo ensinar algo para esse homem. A gente vai entender melhor quando chegar ao finalzinho. Continuando, Jesus diz:
20 Você conhece os mandamentos: 'Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe'.
Isso que Jesus citou são partes dos 10 mandamentos. Esses mandamentos são muito chamados na Bíblia de "Lei". É como se fosse o padrão de bondade e retidão que Deus espera de nós. O que Jesus está fazendo não é dizer "obedeça aos mandamentos e você será salvo", apenas está apresentando o padrão de bondade que Deus espera de nós para ter uma resposta dele em relação a isso. O jovem diz:
21 "A tudo isso tenho obedecido desde a adolescência", disse ele.
Mas Jesus lhe mostra que na verdade não! Ainda faltava uma coisa para ele obedecer todas as coisas:
22 Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: "Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me".
E o que acontece em seguida?
23 Ouvindo isso, ele ficou triste, porque era muito rico.
Observe bem o comentário final de Jesus:
24 Vendo-o entristecido, Jesus disse: "Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!
25 De fato, é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus".
O que vocês devem entender meus irmãos é que em todo momento Jesus não está falando apenas da riqueza material. Muito mais que isso! Ele está falando da riqueza que aquele jovem pensa ter em relação à Lei de Deus, os 10 mandamentos! A riqueza desse jovem é a JUSTIÇA PRÓPRIA!!! Ele se acha bom o bastante em relação à bondade que Deus exige de nós, mas Jesus mostra pra ele o quanto ele na verdade é louco de confiar em algo tão sujo e pequeno como a sua própria justiça! Como se dissesse assim: "Você se acha muito rico! Você não vê que na verdade é um pobre? Que na verdade tenta depender de si mesmo para conseguir a sua própria salvação?". Na seqüência, por ver a resposta do jovem, Jesus ainda diz que é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico (em justiça própria) entrar no Reino de Deus! Porque a nossa justiça para Deus é como um trapo de imundície (como a própria Palavra nos diz).
Agora podemos entender porque Jesus começou dizendo pra ele que "ninguém é bom se não o Pai?" pra começar a ensinar pra ele que ele é mau e que a justiça dele é como um trapo imundo! Assim somos eu e você! A nossa justiça, a nossa bondade diante de Deus é um trapo imundo! Até quando fazemos boas ações temos pensamentos, desejos e intenções impuras no nosso coração! Deus não olha a nossa aparência, Ele olha o CORAÇÃO, e o meu e o seu é desesperadamente corrupto como diz Jeremias 17:9! E agora? O que a gente faz? Os que ouviram o que Jesus disse parece que entenderam tudo isso que eu falei até agora e ainda se assustaram e apelaram pra Jesus: "Jesus! Se é assim, então quem, QUEM será salvo? Porque todo mundo, todo ser humano na face da Terra é rico em justiça própria! Já nasce assim! Acha que é bom demais, que não faz mau pra ninguém, que merece as coisas do Senhor.... têm um coração duro demais para se humilhar diante do Senhor como quem realmente são. Então Se for assim Jesus, QUEM, QUEM SERÁ SALVO?". Jesus responde:
27 Jesus respondeu: "O que é impossível para os homens é possível para Deus".
Glória a Deus. É necessário que alguém seja justo (reto) diante da Lei para entrar no céu. Nem com a justiça do mundo INTEIRO uma pessoa poderia entrar no Céu meus queridos. Nem com a minha, a sua e a do mundo inteiro somado. NÃO seria suficiente. NUNCA! Não chegaria nem perto do necessário. E agora? É impossível qualquer um de nós sermos salvos! Impossível porque nunca seremos bons o suficiente. Sabe o que Deus pode fazer?
O IMPOSSÍVEL! Fala com Ele e pede porque de alguma forma Ele pode fazer o que é impossível para nós, porque nunca seriamos bons o bastante. A maneira que Deus faz o impossível é pegando a justiça do Filho dEle, Jesus, e colocando sobre a sua vida, no lugar da sua justiça própria nojenta. No lugar dela Deus coloca uma coisa linda, plena, perfeita, santa e maravilhosa que é a Justiça do Cordeiro Santo, a justiça do Seu próprio Filho. A Justiça santa e pura daquele que por amor tomou sobre si a nossa justiça pecaminosa e suja e MORREU no nosso lugar por conta dela. Pela justiça do Filho de Deus SIM, meus irmãos, alguém pode ser salvo! Só essa é suficiente! Jesus foi reto o suficiente e viveu de maneira pura e santa, agradando o Pai até o fim! O que a justiça do mundo inteiro somada não faz, a de Cristo JESUS faz, porque Ele é SANTO! É por isso que Ele é o ÚNICO CAMINHO PRA DEUS! Aleluia!!!!
Mas ainda existe uma coisa, ainda existe um problema. Para aceitar a justiça de Cristo você deve deixar a sua. Isso é morrer pra viver. "Aquele que quiser achar a sua vida, perdê-la-á". A primeira etapa para receber a justiça de Cristo é morrer com Ele. Porque a sua justiça matou ele... então morre junto com ele naquela cruz. Se crucifica junto com ele. Dói! Vai doer mesmo, mas você vai viver, vai valer a pena... sabe porque? Porque se você morre com Ele, você também ressuscita com Ele. E vai pra DIREITA do Pai junto com Ele, porque é isso que a justiça dEle merece.
28 Pedro lhe disse: "Nós deixamos tudo o que tínhamos para seguir-te!"
29 Respondeu Jesus: "Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pai ou filhos por causa do Reino de Deus
30 deixará de receber, na presente era, muitas vezes mais, e, na era futura, a vida eterna".
Chegou a hora de morrer,vamos juntos ser crucificados com Jesus? Vai doer... Mas vai valer à pena, entregar a nossa justiça própria e reconhecer quem realmente somos diante de Deus.
Deus nos abençõe cada dia!!
Assinar:
Postagens (Atom)