Páginas

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo. (Hb 9.27)



Hoje vamos falar de um assunto extremamente sério. Talvez o assunto mais sério que alguém possa conversar. Não tem a ver com a sua vida financeira, ou com a sua auto-estima, ou com tantas outras coisas dessa vida que possam te preocupar, tem a ver com o destino da sua alma e com a sua proximidade com Deus. E isso é muito sério! Porque como Jesus mesmo disse, de nada adianta para um homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma. Pense na seriedade desse assunto, no valor que ele tem em relação à sua eternidade e que Deus fale com você, no mais profundo do seu coração.
Um dia eu procurei, Deus sabe o quanto! Eu pedi, eu me entristeci imaginando qual seria o destino da minha alma, sabendo que eu não era boa e santa o suficiente para entrar nos céus.
Isso tudo começou a partir do momento que meus olhos se abriram e eu entendi que o lance de "Aceitar Jesus" que é o que mais acontece nas igrejas é na maioria das vezes, algo que não salva a alma de uma pessoa. Não é atoa que essa coisa não existe na Bíblia! Você nunca vê Jesus dizendo "quem quiser ser salvo vem aqui na frente!". Na minha vida eu "aceitei Jesus" por diversas vezes, em todas elas pensando que eu estava literalmente trocando o meu constrangimento e a minha ida até a frente pela salvação. Que loucura! Como se Deus precisasse de mim! Como se eu pudesse comprar algo de valor infinito com meu simples constrangimento de homem pecador! Um dia o Senhor me revelou o caminho da salvação e me mostrou a VERDADE, tão difícil de encontrar nos dias de hoje em que nunca o joio e o trigo estiveram tão misturados.
Essa é verdade que poucos encontram. Como Jesus disse "Estreita e a porta e apertado o caminho que conduz à vida. E POUCOS são os que a encontram. Mas larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à destruição e muitos são os que passam por ela." Leiamos o texto a seguir.
Lucas 18
18 Certo homem importante lhe perguntou: "Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?"
19 "Por que você me chama bom?", respondeu Jesus. "Não há ninguém que seja bom, a não ser somente Deus.
20 Você conhece os mandamentos: 'Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe'
21 "A tudo isso tenho obedecido desde a adolescência", disse ele.
22 Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: "Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me".
23 Ouvindo isso, ele ficou triste, porque era muito rico.
24 Vendo-o entristecido, Jesus disse: "Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!
25 De fato, é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus".
26 Os que ouviram isso perguntaram: "Então, quem pode ser salvo?"
27 Jesus respondeu: "O que é impossível para os homens é possível para Deus".
28 Pedro lhe disse: "Nós deixamos tudo o que tínhamos para seguir-te!"
29 Respondeu Jesus: "Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pai ou filhos por causa do Reino de Deus
30 deixará de receber, na presente era, muitas vezes mais, e, na era futura, a vida eterna."
Percebam irmãos, que tal homem importante tem a mesma dúvida que muitos de nós temos e anseiamos por entender: "Como ser SALVO?!". E ele pergunta isso para Jesus, chamando ele inclusive de "bom mestre". Jesus responde:
19 "Por que você me chama bom?", respondeu Jesus. "Não há ninguém que seja bom, a não ser somente
A resposta de Jesus parece não ter a ver com a pergunta não é? Afinal, o jovem perguntou "como ser salvo". Mas na verdade Jesus já estava querendo ensinar algo para esse homem. A gente vai entender melhor quando chegar ao finalzinho. Continuando, Jesus diz:
20 Você conhece os mandamentos: 'Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe'.
 Isso que Jesus citou são partes dos 10 mandamentos. Esses mandamentos são muito chamados na Bíblia de "Lei". É como se fosse o padrão de bondade e retidão que Deus espera de nós. O que Jesus está fazendo não é dizer "obedeça aos mandamentos e você será salvo", apenas está apresentando o padrão de bondade que Deus espera de nós para ter uma resposta dele em relação a isso. O jovem diz:
21 "A tudo isso tenho obedecido desde a adolescência", disse ele.
Mas Jesus lhe mostra que na verdade não! Ainda faltava uma coisa para ele obedecer todas as coisas:
 22 Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: "Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me".
E o que acontece em seguida?
 23 Ouvindo isso, ele ficou triste, porque era muito rico.
Observe bem o comentário final de Jesus:
 24 Vendo-o entristecido, Jesus disse: "Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!
25 De fato, é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus".
 O que vocês devem entender meus irmãos é que em todo momento Jesus não está falando apenas da riqueza material. Muito mais que isso! Ele está falando da riqueza que aquele jovem pensa ter em relação à Lei de Deus, os 10 mandamentos! A riqueza desse jovem é a JUSTIÇA PRÓPRIA!!! Ele se acha bom o bastante em relação à bondade que Deus exige de nós, mas Jesus mostra pra ele o quanto ele na verdade é louco de confiar em algo tão sujo e pequeno como a sua própria justiça! Como se dissesse assim: "Você se acha muito rico! Você não vê que na verdade é um pobre? Que na verdade tenta depender de si mesmo para conseguir a sua própria salvação?". Na seqüência, por ver a resposta do jovem, Jesus ainda diz que é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico (em justiça própria) entrar no Reino de Deus! Porque a nossa justiça para Deus é como um trapo de imundície (como a própria Palavra nos diz).
Agora podemos entender porque Jesus começou dizendo pra ele que "ninguém é bom se não o Pai?" pra começar a ensinar pra ele que ele é mau e que a justiça dele é como um trapo imundo! Assim somos eu e você! A nossa justiça, a nossa bondade diante de Deus é um trapo imundo! Até quando fazemos boas ações temos pensamentos, desejos e intenções impuras no nosso coração! Deus não olha a nossa aparência, Ele olha o CORAÇÃO, e o meu e o seu é desesperadamente corrupto como diz Jeremias 17:9! E agora? O que a gente faz? Os que ouviram o que Jesus disse parece que entenderam tudo isso que eu falei até agora e ainda se assustaram e apelaram pra Jesus: "Jesus! Se é assim, então quem, QUEM será salvo? Porque todo mundo, todo ser humano na face da Terra é rico em justiça própria! Já nasce assim! Acha que é bom demais, que não faz mau pra ninguém, que merece as coisas do Senhor.... têm um coração duro demais para se humilhar diante do Senhor como quem realmente são. Então Se for assim Jesus, QUEM, QUEM SERÁ SALVO?". Jesus responde:
 27 Jesus respondeu: "O que é impossível para os homens é possível para Deus".
Glória a Deus. É necessário que alguém seja justo (reto) diante da Lei para entrar no céu. Nem com a justiça do mundo INTEIRO uma pessoa poderia entrar no Céu meus queridos. Nem com a minha, a sua e a do mundo inteiro somado. NÃO seria suficiente. NUNCA! Não chegaria nem perto do necessário. E agora? É impossível qualquer um de nós sermos salvos! Impossível porque nunca seremos bons o suficiente. Sabe o que Deus pode fazer?
O IMPOSSÍVEL! Fala com Ele e pede porque de alguma forma Ele pode fazer o que é impossível para nós, porque nunca seriamos bons o bastante. A maneira que Deus faz o impossível é pegando a justiça do Filho dEle, Jesus, e colocando sobre a sua vida, no lugar da sua justiça própria nojenta. No lugar dela Deus coloca uma coisa linda, plena, perfeita, santa e maravilhosa que é a Justiça do Cordeiro Santo, a justiça do Seu próprio Filho. A Justiça santa e pura daquele que por amor tomou sobre si a nossa justiça pecaminosa e suja e MORREU no nosso lugar por conta dela. Pela justiça do Filho de Deus SIM, meus irmãos, alguém pode ser salvo! Só essa é suficiente! Jesus foi reto o suficiente e viveu de maneira pura e santa, agradando o Pai até o fim! O que a justiça do mundo inteiro somada não faz, a de Cristo JESUS faz, porque Ele é SANTO! É por isso que Ele é o ÚNICO CAMINHO PRA DEUS! Aleluia!!!!
Mas ainda existe uma coisa, ainda existe um problema. Para aceitar a justiça de Cristo você deve deixar a sua. Isso é morrer pra viver. "Aquele que quiser achar a sua vida, perdê-la-á". A primeira etapa para receber a justiça de Cristo é morrer com Ele. Porque a sua justiça matou ele... então morre junto com ele naquela cruz. Se crucifica junto com ele. Dói! Vai doer mesmo, mas você vai viver, vai valer a pena... sabe porque? Porque se você morre com Ele, você também ressuscita com Ele. E vai pra DIREITA do Pai junto com Ele, porque é isso que a justiça dEle merece.
28 Pedro lhe disse: "Nós deixamos tudo o que tínhamos para seguir-te!"
29 Respondeu Jesus: "Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pai ou filhos por causa do Reino de Deus
30 deixará de receber, na presente era, muitas vezes mais, e, na era futura, a vida eterna".
Chegou a hora de morrer,vamos juntos ser crucificados com Jesus? Vai doer... Mas vai valer à pena, entregar a nossa justiça própria e reconhecer quem realmente somos diante de Deus.

Deus nos abençõe cada dia!!

Nenhum comentário: